Home / Empresas / Apple / Apple altera política de desenvolvedores para impedir o envio de contatos por aplicativos no iPhone

Apple altera política de desenvolvedores para impedir o envio de contatos por aplicativos no iPhone

 

Após um grande escândalo com o aplicativo Path que de forma totalmente oculta enviava todas as informações de contatos telefônicos para o servidor do mesmo, a Apple está tomando medidas para proibir as mesmas ações em outros aplicativos da App Store.

 

Recentemente uma postagem nossa mostrou como evitar o roubo de contatos telefônicos no iPhone com o ContactPrivacy, esta ferramenta para o Cydia que após instalada, emite um alerta caso qualquer aplicativo tente acessar as informações de contato, permitindo o usuário aprovar ou não a ação. Considerando os fatos, a Apple também possuí sua parcela de culpa nesta “liberdade” proposital ou não.

 

Um porta-voz da Apple emitiu um comunicado em resposta nesta quarta-feira afirmando que a situação não é legal segundo as diretrizes dos desenvolvedores. “Aplicativos que recolhem ou transmitem dados de contatos do usuário sem a sua autorização prévia estão violando nossas diretrizes”.

 

Assim como o caso do envio de dados de localização, o mesmo porta-voz da empresa afirmou que esta tomará atitudes com os problemas ocorridos. “Estamos trabalhando para tornar isso ainda melhor para nossos clientes, e como fizemos com os serviços de localização, qualquer aplicativo que tentar acessar os dados de contacto exigirá aprovação explícita do usuário em uma futura versão de software”.

 

Basta agora saber qual será o método que a Apple utilizará para os atuais aplicativos na App Store que realizam a prática de envio dos contatos telefônicos. Não há informação se estes serão deletados, ou seus desenvolvedores obrigados a atualizar estes.

About Edi Carlos

Escreve sobre tecnologia desde 2010. Aos trancos e barrancos, continua mantendo o site vivo...