Diariamente, centenas de usuários visitam o Touch Blogs buscando desde notícias a tutoriais. Uma boa parcela deste montante busca uma solução: Como desbloquear o iPhone, seja o 3G, 3GS, 4, 4S ou 5, a dúvida é única.
Se você chegou a este artigo, com certeza está com esta mesma dúvida, “como desbloquear o iPhone”, certo? Bom, pretendo aqui auxiliá-lo, pois provavelmente, acredito que seja também novato em relação aos dispositivos da Apple, termos usados, e as “peculiaridades” do iPhone.
Entenda o caso…
A maioria dos usuários que buscam como desbloquear o iPhone, importou o dispositivo a partir de um país que vende o dispositivo bloqueado. No Brasil, pela lei da Anatel desde 2010, as operadoras são obrigadas a vender o aparelho desbloqueado e desbloquear gratuitamente os dispositivos vendidos anteriormente.
Mas, isto é válido apenas para dispositivos comprados aqui no país. Controlado pela Apple, torna-se praticamente impossível uma operadora brasileira realizar tal procedimento e desbloquear o iPhone bloqueado pela AT&T dos EUA por exemplo.
O que você deve saber
Toda vez que você buscar por desbloqueio de iPhone, logo de início, ou pouco tempo depois, irá deparar-se com o termo Jailbreak.
Basicamente o jailbreak é o que permite que qualquer arquivo do sistema iOS seja alterado por ferramentas de terceiros. Nativamente, isto não é permitido. Ele instala o aplicativo Cydia, “porta de entrada” para todas as ferramentas e modificações.
O desbloqueio é realizado a partir de ferramentas que alteram o sistema. Por este motivo é necessário o jailbreak. Não aprofundarei muito quanto a este processo de jailbreaking, assim estaria desviando do assunto principal. No entanto, para entender o assunto principal é necessário que o compreenda. Para conhecer especificamente, recomendo que leia o artigo abaixo escrito aqui no site:
Jailbreak: vantagens e desvantagens.
Os métodos de desbloqueio
Além do desbloqueio oficial que citei no início, atualmente existem três formas.
Desbloqueio via software
Este método é totalmente independente e um dos mais simples, bastando apenas que uma ferramenta seja instalada no dispositivo. O Ultrasn0w desenvolvido pelo grupo Dev-Team, pode ser instalado facilmente pelo Cydia. A única preocupação, é com a compatibilidade. Ele depende que a versão de baseband* (firmware do modem) seja compatível, algo que a Apple dificulta mais a cada nova geração de iPhone
*Baseband: basicamente um chip interno ao dispositivo responsável pelo gerenciamento das redes, presente somente no iPhone.
Desbloqueio via chip
Outra alternativa, é este método. Ele consiste em um chip que é acoplado ao chip SIM original do aparelho. O único funcional e popular até o momento é o Gevey SIM da AppleN’Berry. O mesmo depende também do Jailbreak + Cydia, pois além do chip, um software é necessário para gerenciar o funcionamento deste último.
Desbloqueio “oficial”
Não estou blefando a ponto de repetir a mesma informação. É isto mesmo, existe um método “oficial” para desbloquear o iPhone assim como o citado e obrigatório aqui no Brasil. Porém, ele não é tão oficial assim. Algumas pessoas o vendem pela internet, e permite que o iPhone seja desbloqueado oficialmente via iTunes. Não sabe-se nada sobre os riscos do aparelho ser bloqueado de forma permanente pela Apple, ou a procedência de obtenção dos mesmos. A AppleN’Berry – mesma desenvolvedora do Gevey SIM – vende este método para dispositivos bloqueados pela AT&T por $30,00 dólares.
Considerações finais
A partir dessas informações abordadas, você pode usufruir de uma ótima base de conhecimento para desbloquear o iPhone e saber muito bem o que está fazendo. Lembre-se que todos os processos apesar de seguros, são por sua conta e risco. Para fazer o Jailbreak e instalar o Ultrasn0w posteriormente, visite nossa sessão de tutoriais. Não deixe de fazer seu comentário expressando suas experiências, dúvidas, ou o que achar conveniente. 😉