Antes do lançamento do iPhone em 2007, o BlackBerry era a marca que dominava em inovação no segmento de smartphones. Quando lançado pela Apple, o primeiro contava com uma interface de usuário inovadora e revolucionária. No entanto, desde a data, a mesma sofreu poucas alterações. O dirigente da BlackBerry, Thorsten Heins, afirma que a interface de usuário do iPhone está ultrapassada e precisa ser reformulada.
Segundo Heins, os concorrentes do iOS estão inovando, e se a Apple não fizer mudanças em sua interface padrão, poderá ser ofuscada pelo sucesso de outros dispositivos. O executivo ainda comentou sobre o recém lançado Blackberry Z10, com o sistema Blackberry 10, ser superior a seus concorrentes, que traz algumas inovações interessantes quanto a processos multitarefas.
Não só ele, como toda a indústria, afirma que a Apple precisa atualizar a interface do iOS que sofreu apenas alterações no dock, e personalização de fundo. Fora isso, a empresa possui receios de tentar algo diferente.
Há pouco tempo, Jonathan Ive, responsável por diversos projetos de hardware da Apple, assumiu o comando do setor de desenvolvimento da interface do iOS, após a saída de Scott Forstall no fim do último ano, informa o site AllThingsD. Não sabe-se ao certo se a substituição acarretará uma mudança. Se ela ocorrer, as novidades serão apresentadas durante a próxima WWDC – que ocorrerá entre junho e julho.
Heins também citou um futuro tablet BlackBerry. Ele afirmou que o lançamento será de grande significância para a indústria, em que o mesmo deverá ser altamente rentável, e não apenas mais um produto para enfeitar as prateleiras.