Home / Aviação / Fabricante Chinesa está desenvolvendo maior Avião Anfíbio do mundo

Fabricante Chinesa está desenvolvendo maior Avião Anfíbio do mundo

A ideia é de que até o fim de 2015 o maior avião anfíbio do mundo esteja em sua versão final, preparada para o mercado da aviação.

A fabricante de aviões chinesa CAIGA (China Aviation Industry General Aircraft) iniciou a produção de seu novo avião anfíbio, o TA600, sendo este o maior em sua categoria quando concluso.

Para quem nunca ouviu falar do termo, aviões-anfíbio são aeronaves com a capacidade de pousar e decolar tanto na água como na terra. Já os modelos preparados apenas para pouso e decolagem exclusivamente na água são chamados de hidroaviões.

Resumo histórico

O primeiro conceito de hidroavião foi projetado em 1873 pelo francês Alphonse Pénaud, consistia em um barco com asas e ficou apenas no projeto. Em 1898 o austríaco Wilhelm Kress construiu o primeiro modelo, não obtendo sucesso em suas tentativas de voo. Apenas em 1910 a ideia foi colocada em prática com sucesso pelo francês Henri Fabre, sendo o primeiro a realizar um voo em uma aeronave do tipo.

Hidroavião - Henri Fabri 1910

No ano seguinte, o projetista americano Glenn Hammond Curtis foi o primeiro a pilotar um hidroavião totalmente funcional, transportando um passageiro. Em seguida, as aeronaves tiveram grande escala de produção nas décadas de 20 e 30 para uso civil e militar.

Atualmente

Com seu primeiro voo esperado para o fim de 2015, o TA600 pretende ocupar o ambicioso posto de maior avião anfíbio do mundo, atualmente liderado pelo japonês ShinMaywa US-2 (imagem abaixo).

ShinMaywa US-2

ShinMaywa US-2 – Maior avião anfíbio, antes do projeto TA600.

Segundo a notícia, o avião anfíbio será maior que um Boeing 737 e possui o objetivo de desenvolver um papel fundamental em resgates durante situações de desastres, missões aquáticas e de combate a incêndios florestais.

 Fonte: Aerospace Technology

About Edi Carlos

Escreve sobre tecnologia desde 2010. Aos trancos e barrancos, continua mantendo o site vivo...