Desde seu lançamento em 2008, o Google trabalha diariamente no sistema Android procurando melhorar a segurança e a confiabilidade que o sistema oferece ao usuário. A grande sacada dos dispositivos móveis, é que o sistema do mesmo seja seguro contra qualquer tipo de ataque ou vírus, tornando mais confiável que um computador comum.
Porém, essa questão tornou-se preocupante aos usuários de dispositivos Android. Uma nova vulnerabilidade descoberta, permite que um hacker assuma o controle do dispositivo e faça qualquer coisa com o mesmo, desde cópia de dados até alterações no sistema. O exploit aproveita o método de assinatura dos aplicativos do sistema, que não permite a instalação de programas de terceiros.
Segundo o site Bluebox, a falha está presente desde o Android 1.6. No entanto, a preocupação está no fato alarmante; 99% dos aparelhos atuais estão passíveis desta brecha de segurança. Os aplicativos maliciosos podem assumir o controle de qualquer função do dispositivo, assim como os legítimos.
Com a brecha, é possível que um suposto hacker realize a cópia de dados como SMS, documentos, ou utilize um aplicativo como keylogger pra cópia do que é digitado no aparelho.
Para evitar que esta falha atinja o dispositivo, basta que o usuário utilize sempre aplicativos legítimos da Google Play Store, e evitar em todas as hipóteses, baixar aplicativos de terceiros a partir de fontes desconhecidas.
Fonte: Bluebox