A tecnologia será uma evolução de um recurso existente na linha de chips vPro. A mesma permite que o suporte técnico desative um periférico via rede 3G.
A Intel pretende lançar no ano que vem, processadores da linha Core vPro, que possuirá o recurso desativação do mesmo, ou impedir que um usuário não autorizado utilize o computador .O fabricante diz que esta é somente uma evolução de uma tecnologia anti-furto baseada em hardware, que já vem sendo desenvolvida há mesesEles tem como objetivo adicionar a possibilidade do proprietário do computador (notebooks, netbooks, etc) desativar o mesmo também via rede 3G.
Os métodos necessitam que os dispositivos (perdidos ou roubados) se conectem à Internet, de algum forma. Quando solicitado pelo dono, o suporte técnico envia uma mensagem SMS criptografada ao aparelho que desativa o processador ou bloqueia a inicialização do dispositivo que possui o mesmo. Assim que o aparelho se conectar em uma rede 3G o processo acima entrará em vigor. O chip poderá ser reativado se solicitado pelo dono do computador.Dados da empresa alegam que anualmente 2 milhões de PCs são roubados, e 97% jamais são recuperados.