A fabricante brasileira IGB Eletrônica, proprietária da marca Gradiente, anunciou ontem o lançamento de sua nova linha de celulares. E acredite, o nome de seus dispositivos são iphone.
Segundo a empresa, todos os direitos legais de uso do nome aqui no país estão regularizados. Eles afirmam ter requisitado o nome em 2000, e legalmente, em 2008, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – concedeu o mesmo.
Outro argumento utilizado pela IGB, é que a empresa “adotará todas as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual”, isto serve apenas no Brasil.
A linha IPHONE contará com seu primeiro modelo chamado Neo One – com sistema operacional Google Android 2.3.4, tela de 3,7 polegadas, entrada para dois chips, e será comercializado por cerca de R$ 600,00 aqui no país.
Em justificação, a IGB diz não ter utilizado a marca IPHONE “até o momento porque sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios. Esse retorno aconteceu no início de 2012”.
Contudo, acredito que não será um simples nome IPHONE que definirá o sucesso de algum dispositivo. Todos nós sabemos que o iPhone é consagrado por seus recursos e interatividade. É claro, que até mesmo gozações já estão surgindo, pois da para se considerar uma ironia lançar um IPHONE rodando Android e com preços acessíveis – não é cópia nem no design. Parece que a falta de inovações já está indo a um nível alto. O silêncio da Apple diante disso parece até mesmo uma expressão de “sem comentários..”. Vamos ver até onde a busca pelo sucesso levará a criatividade – ou a falta dela – em relação as empresas.