Segunda-feira (11), durante a WordWide Developers Conference (WWDC) da Apple, grandes novidades como o novo Mac OS X Mountain Lion, nova linha de MacBooks, sendo um novo MacBook Pro equipado com display Retina, entre outros foram revelados. No entanto, uma das maiores atrações do evento foi o lançamento do iOS 6 para iPad, iPhone e iPod touch, esta versão que trouxe mais de 200 novos recursos ao sistema.
Muitos recursos interessantes foram inclusos no sistema. Porém, a cada “grande atualização” (exemplo 4.0 para 5.0, etc), seja por falta de capacidade de hardware ou para induzir os usuários a comprar produtos mais recentes (esta segunda opção mais provável em muitos casos), os dispositivos mais antigos são “tirados de linha”, perdendo suporte para estas atualizações. Há recursos que estão disponíveis apenas nas versões mais recentes do dispositivo, como exemplo, o recurso de assistência pessoal Siri integrado somente ao iPhone 4S no iOS 5.
Com o iOS 6 não foi diferente. A 2º e 3º geração do iPod touch e 1º geração do iPad não são suportadas pelo novo sistema. Abaixo, segue uma lista de compatibilidade publicada oficialmente pela Apple.
- Os recursos estão sujeitos a alterações. Nem todos os recursos estão disponíveis em todos os dispositivos.
- Alguns recursos podem não estar disponíveis em todos os países ou todas as áreas. Flyover e navegação turn-by-turn (no novo Maps) estará disponível apenas noo iPhone 4S e iPad 2 ou mais recentes. Custos sobre o tráfego de dados celulares podem ser comprados.
- Siri só estará disponível no iPhone 4S e iPad (3 ª geração) e requer acesso à Internet. O Siri pode não estar disponível em todas as línguas ou todas as áreas, e as características podem variar por região. Custos sobre o tráfego de dados celulares podem ser comprados.
- O compartilhamento por PhotoStream requer iOS 6 no iPhone 4 (ou mais recente), ou iPad 2 (ou mais recente), ou um computador com Mac OS X Mountain Lion 10.8 ou mais recente. Um navegador atualizado é necessário para acessar as fotos compartilhadas na web.
- O recurso FaceTime via rede de dados celulares requer iPhone 4S ou iPad (3 ª geração). Custos de sobre os dados de internet podem ser aplicados. O FaceTime não está disponível em todos os países.
- “VIP List”, “VIP” e marcação inteligente na caixas de correio estarão disponíveis no iPhone 4 (ou mais recente) e iPad 2 (ou mais recente).
- Visualização de páginas offline estarão disponíveisl no iPhone 4 (ou mais recente) e iPad 2 (ou mais recente).
- Aparelhos auditivos com o símbolo “Made for iPhone”, exigem iPhone 4S.
- Find My Friends e Find My iPhone permite que você localize dispositivos iOS apenas quando eles estão ligados e conectados a uma rede Wi-Fi, ou utilizando um plano de dados ativo. Não disponível em todas as áreas.
O iOS 6 não chegará ao publico tão cedo (atualmente apenas para desenvolvedores em versão beta). Como citado, alterações podem ser realizadas. É possível conferir no site da Apple que o mesmo será lançado no outono.
O outono nos Estados Unidos ocorre entre setembro e dezembro. Em base nos últimos lançamentos, é bem possível que o novo iOS 6 seja lançado em outubro juntamente com uma nova versão do iPhone.