Um projeto bastante inusitado é o “Mars One”. Simplesmente, a ideia é levar seres humanos para Marte. Até este ponto tudo bem. No entanto, a questão é que esta será uma viagem sem volta. Por mais louco que pareça, a curiosidade de mais de 100 mil pessoas é maior que o temor por uma viagem sem volta.
A ideia do projeto Mars One, é criar uma colônia humana no Planeta Vermelho, com inicio previsto para 2022. E para tal façanha, obviamente são necessários voluntários. Com a abertura de inscrições para voluntários, cerca de 100 mil pessoas já assumiram interesse em engajar-se na aventura. Além disso, um treinamento de 8 anos será aplicado para os voluntários efetivos que prosseguirão ao planeta, estes tendo como missão explorar Marte, colonizar e descobrir qualquer vestígios que sejam de relevância a qualquer campo de estudo.
Para “embarcar” nesta aventura, basta ter 18 anos e pagar uma taxa de inscrição que é baseada no PIB referente ao país do viajante. Para se ter uma noção, nos EUA a taxa é de $36 dólares, no México, $15 dólares.
Riscos…
Vale considerar que o grupo de humanos deverá estar devidamente equipado com suplementos de alimento, ar e água. Outra questão importante a se avaliar, é a taxa de radiação elevada em que ficarão expostos, que será mais elevada do que o permitido na carreira inteira de um astronauta da NASA.
Interessado em inscrever-se no projeto? (Eu não. Risos). Basta acessar o site Mars-One.com, endereço em que você também poderá visualizar vídeos enviados pelos inscritos, além de outros detalhes relativos ao ambicioso projeto.