Foto/reprodução: Nasa
Estreando os artigos científicos do TecManíaco, falaremos hoje sobre uma nova descoberta da sonda Curiosity.
Marte, como já é de clichê, é considerado um planeta seco e sem vestígios de água. No entanto, cientistas de todo o mundo contam com esperanças de encontrar água no “planeta vermelho”. “Curiosamente”, o Curiosity a partir de uma análise recente de amostra de solo marciano, constatou que cerca de 2% do material é composto de água.
A famosa sonda está equipada com as melhores tecnologias de pesquisa. O aparelho coletou uma amostra do solo marciano, e em seguida, utilizou equipamentos próprios para analisá-la. Entre as funcionalidades destas ferramentas, algumas delas servem para realizar análise da composição química da matéria anteriormente coletada. No caso, constatando além de água, cloro e oxigênio.
Vale ressaltar que a superfície de Marte é composta por camadas de poeira devido as tempestades de areia – comuns no planeta. Entusiasmados, os cientistas acreditam que esta descoberta representa que toda a superfície de Marte conta com a citada composição. Eles esperam que nas novas amostras, o Curiosity encontre mais compostos químicos semelhantes.
Partindo um pouco para o lado ufológico do assunto, é uma grande questão saber se Marte já foi habitado por seres assim como a terra. No entanto, o acesso à água no planeta abriria possibilidades para que o homem, no futuro, explorasse o planeta de formas mais abrangentes.
Parecendo loucura ou não, existem diversas pessoas ao redor do mundo que almejam uma viagem para Marte.