Obviamente para tornar-se mais independente do concorrente Google, a Apple substituiu o aplicativo “Mapas”, que antes era uma versão do Google Maps integrada ao sistema, por seu próprio sistema de navegação criado e lançado com o iOS 6.
A promessa do novo aplicativo foi grande, trazendo novos recursos como o turn-by-turn, presentes em aparelhos GPS ou outros aplicativos pagos dedicados a este fim. No entanto, a substituição, trouxe grande polêmica e discussões – com o apoio de uma parte e desaprovação de outra.
Um fato recente ocorrido na austrália, fez com que a polícia tomasse algumas medidas. Alguns motoristas foram guiados de forma incorreda pelo aplicativo e acabaram presos dentro do Murray-Sunset National Park. O maior problema não foi o desvio de trajetória em si, mas as condições climáticas do local.
A temperatura, no parque, ronda em torno dos 46º Celsius, e nenhuma fonte de água é fornecida. O desvio foi de cerca de 70 km da trajetória original – algo gravíssimo para um aplicativo da espécie.
Em defesa dos cidadãos da cidade de Mildura, o departamento de polícia entrou em contato com a Apple para que a empresa fornecesse esclarecimentos sobre o ocorrido e o que seria feito para corrigir o problema. Eles também solicitaram que uma correção específica ao local fosse realizada.
No passado, alguns problemas com o novo aplicativo de mapas da Apple foi ocorrido. No entanto, casos desse porte ainda não haviam sido reportados.
O mesmo departamento policial está solicitando a população para que usem aplicativos alternativos ao presente nativamente no iPad, iPhone e iPod touch para evitar que visitantes acabem transtornados da mesma forma relatada.