A notícia partiu do famoso site de rumores 9TO5MAC, que trouxe ao público evidências do suporte a um chip de processamento quad-core na versão beta do iOS 5.1.
Explorando o núcleo do iOS 5.1 Beta obviamente os códigos de suporte ao processador A5 do aparelho foram encontrados, este utilizado no iPad 2 e iPhone 4S. Porém outros códigos também estavam la. Estes códigos trazem como referência um chip quad-core, ou seja, uma próxima geração de processadores da Apple certamente este que será nomeado de A6.
Dentro do sistema de gerenciamento do processador a seguinte linha se refere a um processador de 4 núcleos : “/cores/core.3”. O número “3” não quer dizer 3 núcleos, se refere a 4 núcleos realmente.
A lógica é simples. Especialistas no sistema interno afirmam que a contagem dos núcleos iniciam a partir do “0” onde este se refere á um núcleo, agora você entende o porque do número “3” no código. No código acima podemos ver também a referência ao atual processador A5 dual-core na linha “cores/core.1”.
Ainda é cedo demais para dizer que a Apple lançará dispositivos equipados com processadores quad-core em sua próxima geração de produtos, no entanto, a concorrência já está trabalhando com a tecnologia no mercado, o que reforça mais ainda a ideia de dispositivos como o iPad, iPhone e iPod touch serem equipados com processadores quad-core em breve, ou pelo menos dentro deste ano.