Apesar de todo o crédito da criação da World Wide Web (WWW) ser atribuída muitas vezes aos americanos, a ideia e conceito da internet foi criada e difundida por Tim Berners Lee, na Europa. Especificamente no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) em Genebra, Suiça.
Juntamente com outros integrantes do CERN, Tim Berners Lee – um físico britânico e cientista da computação, atualmente professor no MIT (Massachusetts Institute of Technology) -, foi feliz em criar o maior nó de rede de internet no mundo, no fim da década de 80 e início da década de 90.
Na época, Lee utilizou um computador NeXTcube na CERN para criar o primeiro servidor web do mundo. Para os mais curiosos ainda, o NeXTcube foi criado pela empresa NeXT Computer, fundada por nada mais, nada menos, que Steve Jobs em 1985 após sua demissão da Apple Inc. Lançado em 1988, o computador carregava o sistema NeXTStep – da própria empresa – que mais tarde, deu origem ao Mac OS X, quando a mesma empresa foi comprada pela Apple.
O primeiro site criado por Tim Berners Lee, que rodou exatamente no servidor da imagem acima, era uma simples página única de texto, colocada online exclusivamente no CERN no dia 7 de agosto de 1991. Nela, continham informações do que era a World Wide Web, como realizar a instalação de um servidor web, entre diversas outras informações relativas ao próprio sistema. O link do primeiro site era Info.cern.ch, e atualmente, é possível encontrar uma história sobre a World Wide Web em seus primórdios.